Curiosidades

Curiosidades Sobre Brotas

Bem-vindo a Brotas

Porque Brotas? O nome da cidade levantou várias histórias e contos. Um deles diz que é uma referência aos olhos d’agua, dos locais que brotam as nascentes. Porém, há quem diga que o nome é por conta da vegetação local, de um capim que brotava rapidamente após os trilheiros deixarem a cidade com seus cavalos.

Outros dizem que Brotas faz referência à forma rápida de pronunciar “bolotas”, uma especiaria local da nossa região.

Mas a hipótese mais provável é referente à fundadora da cidade: Dona Francisca Ribeiro dos Reis. Ela era conhecida por ser muito devota de Nossa Senhora das Dores de Brotas, sendo assim, o nome “Brotas” seria uma singela homenagem à santa. Particularmente, nós acreditamos que essa seja a origem do nome da nossa cidade.

Brotas é conhecida regionalmente como Cidade da Amizade e a Cidade Capital da Vara de Pesca, por ser o maior município produtor de varas de bambu do Brasil.

Em alguns lagos de natureza perfeita da cidade, a água “brota” das nascentes com tanta força que impede as pessoas de afundar. São conhecidas como as famosas “Piscinas Naturais”, que recebem visitas diariamente sendo uma grande opção em ecoturismo.

Areia que Canta Brotas

Nascente Areia que Canta

Você sabia que Brotas foi abastecida com energia elétrica antes da capital São Paulo? Esse fato ocorreu porque em 1911 foi construída a hidrelétrica “Usina- Parque do Jacaré”, no Rio Jacaré Pepira. Em 1970 ela foi totalmente desativada. Nos dias atuais ela se encontra totalmente restaurada e aberta gratuitamente à visitação. Lá você vai encontrar o Museu de Energia, a Casa de Máquinas e as belíssimas quedas do Parque dos Saltos.

Parque dos Saltos em Brotas

Casa de Máquinas no Parque dos Saltos

Mais uma curiosidade, você sabia que na década de 80, Brotas quase se tornou a capital do estado de São Paulo? O ponto de destaque para argumentação da defesa no projeto era de que a cidade possuía perfeita localização e um grande manancial hídrico. Uma lei chegou a ser aprovada na Assembleia Legislativa, mas o projeto não se concretizou.

O Cine São José foi totalmente restaurado pelo cantor Daniel, sem quaisquer subsídios públicos e teve preservada sua construção original. A inauguração se deu na estreia de um filme nacional que o próprio cantor estrelou: “O Menino da Porteira”.

Cine São José Brotas

Fachada Cine São José

Entre já em contato com a Alaya e feche seu pacote